sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Para início de conversa...

Olá estimados colegas! Este blog foi criado com a finalidade partilhar algumas reflexões sobre a Qualidade da Educação a Distância adquiridos por meio de leituras e debates realizados no curso de Pós Graduação em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância!
Por que evidenciar a qualidade? Atualmente, a palavra qualidade é um quesito obrigatório para muitos em nossa sociedade capitalista. Quem não preza pela qualidade? Qualidade em tudo aquilo que buscamos, que nos é oferecido, que oferecemos aos outros. Muitos debates educacionais se referem a uma qualidade superficial da educação. Uma qualidade que mede demasiadamente e sem argumentos a diferença do ensino a distância e o presencial, como se a qualidade pudesse ser medida ou comparada pura e simplesmente entre essas duas modalidades de ensino. Atualmente estudo em uma Universidade presencial e outra a distância. Equivocadamente acompanho algumas discussões que reduzem  uma modalidade de ensino em comparação a outra. Todavia essas discussões tão pouco consideram que ambas, em suas especificidades possuem seus prós e contras e que nenhuma poderá denominar-se superior a outra. A falta de conhecimento sobre determinados assuntos nos levam erroneamente a opinar sobre algo que não conhecemos e não vivenciamos. Alguns preconceitos e mitos ainda prevalecem nos ambientes escolares, nas universidades e nas instituições de ensino. Discutir a qualidade da educação nos reporta ao questionamento sobre qual qualidade estamos falando. A qualidade do ensino ou a qualidade das metodologias de ensino? A qualidade da modalidade ou a qualidade individual e social da educação? Qual o papel da educação para a sociedade? Se o Ensino a Distância e o Ensino Presencial conseguem cumprir seu papel social e individual em relação a formação integral do sujeito, ambas terão seus méritos. Caso evidencie a falta desses saberes e habilidades, ambas estarão colocando a qualidade desta formação em pauta. É evidente que muitas reflexões precisam ser suscitadas.Entretanto sabemos que a escola não é neutra e quaisquer outras instituições de ensino também não. Todas têm uma função social e está diretamente relacionada as políticas públicas em uma dimensão muito maior que os muros da educação. São fronteiras muitas vezes imperceptíveis que nos convidam a refletir e questionar certos conceitos e opiniões arraigadas em nossas práticas cotidianas. Convido a você, estimado leitor, cara leitora, a partilhar um pouco de suas experiências e reflexões sobre a qualidade da educação brasileira.

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